A energia que move as mudanças nas psicoterapias é o sofrimento, que leva o indivíduo à buscar e promover mudanças na sua vida.
O portador de personalidade anti-social, também denominado de psicopata, tem uma deficiência no módulo de sentimentos na sua estrutura cerebral, o que faz com que o mesmo não tenha sentimentos como: remorso, arrependimento, culpa,etc. Não tendo esses sentimentos, também não tem sofrimentos. E, não havendo o sofrimento, também não há motivação para mudança.
O portador de personalidade anti-social não sofre, ele causa sofrimento nos outros por onde passa. Dessa forma, por não sofrer, ele não busca psicoterapias, e, mesmo que lhe seja imposto à participar de psicoterapia, a mesma não surtirá efeito, pois, se não existe sofrimento, também não existe busca de mudança.
No máximo, o portador de personalidade anti-social, quando participa de psicoterapia, aprende a identificar o que esperam dele, e, passa a agir dentro dessas expectativas, não por ter sentido necessidade de mudar, mas para se adaptar às necessidades da situação. O que significa que, assim que a necessidade de agir em acordo com as exigências do ambiente cessar, ele voltará a agir em acordo com o seu modo de ser.
Para saber mais sobre psicopatia:
Psicopatia e sociopatia, nomeando a maldade.
Página com artigos, pesquisas, vídeos, links e filmes relacionados.
-
Para saber mais sobre o comportamento humano:
Para quem quer saber mais sobre o ser humano e o comportamento humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua história, colaboração ou comentário.